O geoide, cujo abrigava humanos que se digladiavam com espadas e flechas para conquistar os mais belos e férteis pedaços de terras, foi recebido com um presente do caos - ou uma punição dos deuses, como disseram seus habitantes. Dominado por grandes continentes, este planeta orbitava o cosmos de Cyllowz, até que, sem aviso, o céu se rasgou, a atmosfera se dissipou e o negro véu do espaço interstelar se tornou visível, mesmo durante o dia.
Sobre a face assombrada daquele planeta, surgiu um segundo sol, que se fazia visível apenas por entre a fenda. Sem o filtro atmosférico, aquele corpo celeste desertificou continentes e espalhou mutações dando origem a criaturas e novas raças inteligentes.
Quando o sol branco finalmente completou sua travessia e desapareceu, deixando apenas um rastro de sua radiação, aquelas terras se mostrou crivado de veias de cristais que haviam absorvido a luz emitida. Agitando esses cristais, os povos descobriram que liberavam uma energia intrigante, uma força que chamaram de Energia Filosofal.